Velocidade instantânea é aquela que o móvel está num determinado
instante de seu movimento.
Diferente da velocidade média, que mede a velocidade média durante um percurso em uma variação de tempo, a velocidade instantânea mede a velocidade em um instante específico. Qual a velocidade do veiculo 10 segundos depois da partida? Outro bom exemplo de velocidade instantânea são os radares eletrônicos.
Diferente da velocidade média, que mede a velocidade média durante um percurso em uma variação de tempo, a velocidade instantânea mede a velocidade em um instante específico. Qual a velocidade do veiculo 10 segundos depois da partida? Outro bom exemplo de velocidade instantânea são os radares eletrônicos.
Um motorista vem a uma velocidade acima do permitido e quando chega próximo aos radares eletrônicos pisam no freio e o radar captura a velocidade abaixo do máximo permitido.
Quando falamos em fórmula da velocidade instantânea, devemos lembrar que em MRU a velocidade é constante, portanto a velocidade é sempre a mesma. A fórmula a seguir é aplicada quando há aceleração.
A fórmula é: V = v0 + a . t
Em que,
v: velocidade
v0: velocidade inicial
a: aceleração
t: tempo
A velocidade instantânea calcula-se da mesma forma que a velocidade
média, porém, num intervalo de tempo menor, dando-nos uma ideia da velocidade
do móvel num determinado instante. Nesse caso fazemos Δt tender a zero.
Velocidade Instantânea – Exercícios
01. Um veículo trafega com aceleração constante de 10m/s². Qual a velocidade do veículo após 8 segundos, sabendo que a velocidade inicial do veículo era de 4m/s?
02. Um veículo obedece a seguinte função da velocidade: v=5+6t. Sabendo disso, calcule a velocidade desse veículo no instante t=12s. (SI)
03. Calcule a velocidade que um veículo passa pelo radar, sabendo que quando avistou o radar e pisou no freio a velocidade do veículo era de 35m/s e que o veículo sofreu desaceleração de 2m/s². Após acionar os freios, o veículo gastou 6 segundos para passar pelo radar.
04. Um avião está há 80 km/h quando a aceleração se estabiliza em 25 km/h². Qual a velocidade do avião após 1,5 hora de voo?
05. Um objeto está em queda livre com velocidade de 12 m/s e aceleração constante de 10 m/s². Considerando que a partir desse momento o objeto demorou 8 segundos para encostar no chão, calcule a velocidade do objeto no momento do impacto.
06. Um projétil está há 46 m/s e aceleração constante de 4 m/s². Escreva a fórmula da velocidade em função do tempo e calcule a velocidade 10 segundos após esse momento.
07. Dois veículos partem do repouso. A velocidade dos veículos é dada pelas seguintes funções:
(I)V=-9+2t
(II)V=40-5t
Calcule o instante em que a velocidade dos dois veículos será igual.
08. Um veículo estava há 160 km/h e acelerando a 20 km/h². Ao mesmo tempo, outro veículo estava a 80 Km/h e acelerando a 40 km/h. Nessas condições, calcule quanto tempo leva para a velocidade dos veículos se igualarem.
09. Calcule a velocidade no instante t=8s, sabendo que a velocidade do objeto obedece a seguinte função:
V(t) = -25+32.t (S.I).
10. Considere as seguintes funções da velocidade:
V = 300 – 15t (S.I)
V = -220 + 10t (S.I)
Calcule o instante em que as velocidades serão iguais.
Fonte bibliográfica:
Cadernos dos Cursinhos Pré-Universitários
da UNESP. Volume 3. Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química. São
Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016.
http://www.efeitojoule.com/2009/01/velocidade-media-velocidade-instantanea.html
http://comocalcular.com.br/exercicios/velocidade-instantanea-exercicios-resolvidos
Assista aos filmes:
Velozes e Furiosos
Mad Max
Nenhum comentário:
Postar um comentário