Pegue duas latinhas e faça um furo bem pequeno no fundo de cada uma delas. Passe a ponta de uma linha de pesca ou outra similar, dê um nó e cole o fio com fita adesiva no fundo da lata pela parte de dentro, como mostra a figura.
Para conversar, basta manter o fio bem esticado. Quem for falar deve aproximar bem a boca de uma das latas e quem for ouvir deve aproximar o ouvido da outra lata.
O som é uma onda mecânica. Portanto, necessita de meios físicos para se propagar. No caso do experimento, ele se propaga pelo fio que une as latas.
O som da voz faz vibrar o ar dentro da lata; este transmite a vibração para a lata, que, por sua vez, a transmite para o fio. Quando a vibração chega a outra lata, ocorre o processo inverso, permitindo que a outra pessoa ouça.
Como a vibração se transmite do ar para a lata e deste para o fio, caso o fio esteja frouxo ele não será capaz de transmitir a vibração. Se o furo não for pequeno, a vibração pode não ser transferida de forma apropriada para o fio.
A comunicação analógica possui certas limitações, pois é transmitida por meio de oscilações e uma pequena perturbação nesse sistema pode modificar algumas características dessas oscilações, o que gera ruídos na comunicação.
Fonte bibliográfica:
Caderno do professor – Física, Ensino Médio, 3ª Série, Volume 2. São Paulo: Nova Edição, 2014 – 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário